domingo, 8 de janeiro de 2012

MEDITAÇÃO



Como devemos meditar?
Sentamos numa posição confortável, com olhos fechados e observando que o coração está repleto de luz. Lembre-se, tudo que queremos fazer é substituir todos os pensamentos que normalmente surgem na nossa mente por um pensamento apenas, que é o de luz no coração.

O que fazer quando pensamentos interrompem a nossa meditação?
Quando meditamos, é claro que temos pensamentos. O importante é não dar atenção a estes pensamentos mas ignorá-los. Pensamentos em si não têm poder, dependem do poder e da atenção que lhes damos. Então, se os ignorarmos, eles desaparecem. Ao desenvolvermos esta habilidade progressivamente regulamos as nossas mentes. Ou seja, usamos a mente para regular a mente.

Como eliminar padrões repetitivos ou memórias?
Cada pensamento ou acção realizados com sentimento deixam um rastro de impressão subtil no coração e na mente. Estas impressões, conhecidas na linguagem indu como Samskaras, tornam-se sementes de pensamentos e acções futuras. Impressões repetidas do mesmo tipo solidificam tendências e hábitos – físicos, mentais e emocionais, - e consequentemente ficamos escravos destes hábitos. Portanto somos escravos de nosso passado no verdadeiro sentido.
Uma solução para eliminação e acumulo de Samskaras, que aparecem como camadas ao redor da alma humana é a prática da meditação em simultâneo com o pránáyáma (respiração/purificação), que proporcionam a oportunidade de nos desembaraçar gradualmente de pensamentos, preocupações e emoções que coroem as nossas vidas.
A meditação ajuda a focalizar a mente prevenindo a formação de novas impressões ou samskaras. O pránáyáma ajuda a remover o efeito das impressões passadas. O benefício é a obtenção do vazio e serenidade.
Através da respiração diária sustentando uma meditação de luz, da seguinte forma:
1. tempo: Inalar
2. tempo: Sustentar
3. tempo: Exalar
4. tempo: Sustentar
É possível eliminar:
Suprimentos de abundância, de saúde e bem-estar, entre outros, que limitados por samskaras se encontram em alguns dos nossos corpos inferiores, que nos mantêm afastados da
da auto-confiança que nos possibilitam o acesso à Luz!

Sem comentários: