domingo, 8 de abril de 2012

Cinco Ritos Tibetanos- Fonte de Juventude



No livro “A Fonte da Juventude”, de Peter Kelder, autor conta a história do Coronel Bradford, que teria vivido no Tibet no início do século XX e terá descoberto o segredo da Fonte da Juventude. Este segredo seriam os cinco exercícios tibetanos — ou ritos tibetanos, praticados pelos lamas para melhorar a saúde e desenvolver a força física.
Kelder recorre à teoria dos chakras para explicar os efeitos dos ritos. Chakras são os centros de energia do corpo. A saúde física e mental está relacionada com os chakras. Se os chakras funcionarem corretamente, a energia vital flui pelo corpo e o indivíduo tem saúde e vitalidade.
O ideal é praticar 21 vezes cada um dos ritos, mas se você é principiante procure fazer tres vezes cada um deles e vai aumentando gradativamente.
Os 5 Ritos Tibetanos são formados por uma seqüência extremamente simples e intensa sincronizados com respirações específicas. A sequência dos ritos é tão simples, que leva somente entre 20 à 30 minutos para os executar com calma, atenção e presença. A forma como trabalha todo o sistema glandular, circulação e sistema energético é nos tempos actuais uma mais valia para a recupeação do nosso bem estar e juventude.

O primeiro rito consiste em girar em torno do próprio de si no sentido dos ponteiros do relógio. Conforme explica Kelder, o primeiro rito ativa o funcionamento dos chakras.

O segundo rito é uma espécie de exercício abdominal. Pernas alongadas, o pescoço é massageado e o abdomen reforçado. Ao contrário dos exercícios abdominais convencionais, no segundo rito todo o corpo é exercitado, o que estimula também o aparelho digestivo e a musculatura que serve de base para a coluna.

O terceiro rito promove a extensão côncava da coluna, sobretudo da região cervical. Sabe-se que diversas tensões acumuladas no corpo manifestam-se no pescoço e quando esta região está tensa, todo o corpo se torna tenso. O terceiro rito alivia essas tensões e mantém o pescoço flexível e a garganta relaxada. Este exercício tem semelhanças com o Ustrasana do Yoga.O quarto rito, também conhecido como exercício da mesa, reforça a musculatura lombar e exercita braços e pernas. O pescoço também é exercitado. É uma combinação de posturas semelhantes ao Purvottanasana e ao Dandasana, do Yoga.

O Quinto rito é o que mais se assemelha a posturas do Yoga. Na verdade trata-se de uma combinação de Urdhva Mukha Svanasana e Adho Mukha Svanasana, que fazem parte da famosa seqüência da Saudação ao Sol (Suryanamascar).



Sem comentários: