quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Recta Final de 2009

9..... DIGA ADEUS AO ANTIGO

8.... SINTA-SE CAPAZ DE MUDAR

7..... ADQUIRA LEVEZA

6..... INVISTA EM RELACIONAMENTOS DE AMOR INCONDICIONAL

5..... ESTEJA TAMBÉM ATENTO AO CORAÇÃO

4..... LIBERTE-SE DA "MATÉRIA BRUTA"

3..... DESCUBRA O SEU VALOR

2..... ESTAREMOS TODOS JUNTOS, SE ASSIM QUISERMOS.

1.... COMECE UM NOVO TEMPO NESTE NOVO ANO, PELO MENOS PARA SI MESMO.


VIVA EM 2010

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Porque hoje... já é NATAL


Se construir a amizade
Fosse em nós prioridade
Em vivência fraternal
Havia mais harmonia
E a humanidade vivia
Num permanente Natal!...

Onde cada ser humano
Desse no quotidiano
Amor ao seu semelhante
Ver no próximo um irmão
Sem ter descriminação
Numa amizade constante…

Uma amizade capaz
Que incentive o mundo à paz
Que o Natal nos inspira
Que não permitisse a guerra
Nem o ódio que há na terra
Nem a fome, nem mentira.

P´ra que o mundo turbulento
Fosse menos violento
Com a ausência da maldade
Onde os seres fossem iguais
E os dias todos Natais
A comungar a amizade!...

Euclides Cavaco

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O AMOR DE VERDADE...


"Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exacto.
E então, pude relaxar.
Hoje sei que isso tem nome... Auto-estima.
Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades.
Hoje sei que isso é...Autenticidade.
Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.
Hoje chamo isso de... Amadurecimento.
Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo.
Hoje sei que o nome disso é... Respeito.
Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo.
Hoje sei que se chama... Amor-próprio.
Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projectos megalómanos de futuro.
Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.
Hoje sei que isso é... Simplicidade.
Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, com isso, errei muitas menos vezes.
Hoje descobri a... Humildade.
Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece.
Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é... Plenitude.
Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.
Tudo isso é... Saber viver!!!"

Charles Chaplin

sábado, 7 de novembro de 2009

BERINGELAS RECHEADAS



2 beringelas
50g de soja granulada (1 chávena)
1 cebola
1 dente de alho
1 cenoura pequena
1 tomate
30ml vinho branco
Cogumelos laminados
Sal e pimenta
Queijo mozarella ralado

A soja pode ser substituída por legumes, carne picada, atum, sobras de peixe, frango, ou outros.

Deixe a soja de molho em água (eu uso caldo de legumes caseiro) por 20 a 30 minutos.
Corte as beringelas ao meio e com uma colher de sobremesa retire cuidadosamente a polpa interior. Salgue as metades.
Pique a cebola e o alho e refogue-os no azeite, juntando depois a cenoura ralada
Junte o tomate pelado e o vinho ao refogado e deixe levantar fervura.
Adicione os cogumelos, a soja escorrida e a polpa da beringela, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar mais uns 5 min.
Recheie as metades das beringelas com o refogado.
Cubra com queijo ralado e leve ao forno a 180º até o queijo derreter.
bom apetite!

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

As Cores e os Chakras

VERMELHO - CHAKRA BÁSICO

O vermelho representa o fogo, a saúde, a valentia, as paixões, a sexualidade, a acção, a conquista, o movimento, a irritação, a violência, o abuso do poder, a ira. É uma cor necessária para o movimento e a actividade vital.
Propriedades: É energizador e vitalizador do fígado, do físico em geral e do sistema muscular. É estimulante e excitante para o hemisfério esquerdo do cérebro e para a circulação sanguínea. Descongestiona as mucosas e relaxa os músculos.Tratamentos com a cor vermelha: Anemias, asma, bronquites, constipações, congestões, doenças do sangue, pneumonias, prisão de ventre, tuberculose, melancolia, depressão e indiferença.






LARANJA - CHAKRA SACRO

A cor-de-laranja está relacionada com a expressão física do Sol. É a cor da prosperidade, da alegria, da coragem, da sabedoria, da ambição, da criatividade, da sexualidade selectiva, do egoísmo, da luxúria.Propriedades: É tónica, energizadora, anti-espasmódica e emética. É estimulante da circulação do sangue, do metabolismo do cálcio, da tiróide, das hormonas. Age sobre o baço, o pâncreas, o fígado, a vesícula, os rins (cálculos) e as alergias.Tratamentos com o cor-de-laranja: Asma, bronquite, vesícula, rins, bexiga, hipotiroidismo, constipações, reumatismo crónico, tumores, alergias, fígado, pâncreas e ovários. Trabalha a alegria de viver e a extroversão, afasta o medo e aviva as emoções.


AMARELO - CHAKRA DO PLEXO SOLAR
A cor amarela simboliza a luz do Sol, a iluminação, a sabedoria, o intelecto, a alegria, a diversão, a percepção, o verbo, o ouro, a riqueza, o medo, a cobardia, atraição. Propriedades: Estimulante dos nervos motores, da digestão, do fluxo da bílis e do pâncreas; geradora de energia. Purificadora do estômago, dos intestinos, da pele, da corrente sanguínea e do fígado. É vermicida.Tratamentos com a cor amarela: Digestão lenta, problemas do baço, do fígado e do pâncreas, diabetes, problemas de pele, esgotamento, depressões, hemorróidas, indigestão, prisão de ventre, paralisias.


VERDE - CHAKRA CARDÍACO

A cor verde representa o começo da vida na Terra. É a cor da vegetação, da abundância, da fartura, da fertilidade, da esperança, da clorofila, da juventude, das águas, da emoção, da germinação, do bolor, da deterioração.Propriedades: Combate infecções, inflamações e intoxicações. É dilatadora, bactericida, desinfectante, anti-séptica. Alivia tensões e emoções. Estimula a fertilidade, o crescimento e a hipófise.Tratamentos com a cor verde: Asma, dores de cabeça, problemas de fígado e de coluna, hipertensão, insónias, doenças da pele, diarreias, febres, nevralgias, sinusites, úlceras, problemas do coração, irritabilidade, hemorróidas. Ameniza os problemas mentais e emocionais.


AZUL- CHAKRA LARÍNGEO
O azul é a cor do céu, da paz, da verdade, da devoção, da intuição, da meditação, da expansão, da calma, da sinceridade, do poder no plano mental.Propriedades: O azul tem uma acção anti-inflamatória, anti-séptica, antipirética, analgésica, regeneradora, adstringente, refrescante e bactericida. Aumenta as defesas do organismo e reduz o ritmo cardíaco.Tratamentos com a cor azul: Febre, comichão, dores de garganta, dores de ouvidos e de olhos, dores de dentes, cólera, diarreias, histeria, doenças renais, gastrites, insónias, laringites, cólicas menstruais, palpitações, coluna, reumatismo, sarampo, vómitos, estados emocionais alterados e epilepsia.



ANIL- CHAKRA FRONTAL

Cor da devoção, da fé, cor da noite estrelada, da percepção. É a cor da corrente psíquica dos corpos subtis, a cor do entendimento do outro. Afecta a visão, a audição e o olfacto nos planos físico, emocional, mental e espiritual.Propriedades: Cor fria, eléctrica, adstringente e anestésica. Estimulante da paratiróide. Depressora da tiróide. Aumenta a defesa imunológica (fagocitose). Purificadora da corrente sanguínea, desintegradora, tónica muscular e depressora respiratória.Tratamentos com o anil: Dores de garganta, ouvidos, olhos, apatia, asma, bronquite, pneumonia, convulsões, tosse, sinusite, cólicas abdominais, reumatismo, hemorragias, hipertiroidismo, obsessões. Estimula a intuição, acalma a mente e eleva a consciência.


VIOLETA - CHAKRA CORONÁRIO
Cor da transmutação, da sobriedade, da fé, da mortalha, da passagem de um estádio a outro, cor da alquimia, da meditação, da elevação da consciência. Cor da inspiração, da alta criatividade, capaz de eliminar o ódio, os ciúmes, a angústia, a depressão e os medos. Propriedades: Cicatrizante. Estimulante do baço e da leucocitose. Depressor cardíaco. Alimenta o sangue. Alimenta a região superior do cérebro. Ameniza os estados de irritação. É desinfectante e purificadora. Tratamentos com a cor violeta: Dores de coluna, dor ciática, meningite, perturbações mentais, perturbações nervosas, reumatismo, rins, problemas da bexiga, epilepsia, pele, choques, alcoolismo, vícios, indigestão, cistites, raquitismo, tosse e queda de cabelo.

DANDO COR À VIDA


A cromoterapia, é a utilização da vibração das cores para a harmonização e o bem-estar físico, mental e emocional. A luz é energia electromagnética e cada cor tem uma vibração e um comprimento de onda diferentes.A vibração da cor pode ser absorvida através de alimentos, líquidos, luz solar, luz artificial, respiração, meditação, mentalização, roupas, ambientes, cristais e sons. Além de agirem sobre o físico, as cores agem sobre os corpos subtis (mental, emocional e etérico) através dos chakras e da aura. Nos chakras, a cromoterapia enfatiza a cor e a sua correspondência, restaurando o seu equilíbrio para que o organismo recupere a vitalidade.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Gayatri Mantra


ॐ भूर्भुवस्व: तत् सवितूर्वरेण्यम् भर्गो देवस्य धीमहि धियो यो न: प्रचोदयात्
OM BHUR BHUVAH SVAH
TAT SAVITUR VARENYAM
BHARGO DEVASYA DHIMAHI
DHIYO YONAH PRACHODAYAT

segunda-feira, 8 de junho de 2009


"Todas as coisas do universo aonde, por tanto tempo, me procurei, são as mesmas que encontrei dentro do peito no fim da viagem que fiz pelo universo" - Almada Negreiros

terça-feira, 7 de abril de 2009

Renovação de Primavera


Nesta renovação

Tenha Fraternidade, Acção

É tempo de Amar a Vida

Mergulhe em Si

Faça as perguntas necessárias

Confie nas Leis da Terra

Desperte para o Universo

Saúde - Líquidos às Refeições


Uma curiosidade oriental: porque razão as chávenas de chá não têm pega naquela região do mundo? Se se consegue segurar com as mãos, é porque a temperatura do chá está apropriada para o consumo. Se queimar as mãos e não conseguir segurar, é porque pode fazer mal... Os chineses e os japoneses bebem chá quente (de preferência, chá verde) durante as refeições, nunca água gelada ou bebidas geladas. Líquidos gelados durante e após as refeições solidificam os componentes oleosos dos alimentos, retardando a digestão. Reagem com os ácidos digestivos e serão absorvidos pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos, demarcando o intestino e endurecendo as gorduras, que permanecerão por mais tempo no intestino. Assim se percebe o valor de um chá morno ou até água morna depois de uma refeição. Facilita a digestão e amolece as gorduras para serem expelidas mais rapidamente, o que também ajuda no emagrecimento. Deveríamos adoptar este hábito! Um cardiologista informou que se cada pessoa que receber este e-mail o enviar para 10 pessoas pode ter a certeza de que salvará pelo menos uma vida.

Eu já fiz a minha parte!

quarta-feira, 4 de março de 2009


CHAKRA RAÍZ (básico) - É denominado em sânscrito de Muladhara (Mula = raiz; adhara = suporte) Está situado na base da coluna vertebral. É formado de 4 pétalas em forma de cruz. A cor das pétalas é “ígnea cor vermelha.
A sílaba sagrada (bija) no meio do chakra é LAM. No Muladhara se encontra a base do Sushumna nádi; ali está o lugar de reunião (kanda) da raiz de todas as nádis. Nesse centro localiza-se também o nó Brahma, o primeiro nó a impedir a subida de Kundalini. Os outros dois se encontram no centro cardíaco - o nó de Vishnu; e no frontal - o nó de Rudra ou nó de Shiva.

CHAKRA SAGRADO - (sacro ou genital) - É denominado no Yoga de Swadhisthana. Situado na região lombar, ao nível da parte baixa dos órgãos genitais, é formado de seis pétalas de cor laranja.
O seu bija mantra é Vam.

CHAKRA SOLAR - (umbilical ou gástrico) - Seu nome em sânscrito é Manipura, isto é, "cheio de jóias".
Está situado à altura do plexo solar na junção das vértebras dorsais e lombares, O Manipura é representado como um lótus de dez pétalas o seu bija mantra é Ram.

CHAKRA CARDÍACO - Em sânscrito é denominado de Anahata (imbatível, inviolado), estando situado entre as omoplatas.
Possui doze pétalas, correspondendo aos doze raios de sua energia primária. A sua cor é verde esmeralda, havendo quem afirme ser um rosa dourado. No seu interior encontram-se dois triângulos entrelaçados. O seu bijá é Yam.
CHAKRA LARÍNGEO - Em sânscrito, denomina-se Vishudda, palavra derivada de shuddhi, que significa purificar. Situa-se na base e atrás da garganta, na nuca, na junção da espinha dorsal e da medula espinhal alongada, no Sushumna nádi. Corresponde à glândula tireóide e estende-se até a medula alongada, envolvendo a glândula carótida, indo na direção das omoplatas, relacionando-se, ainda, com os plexos nervosos da faringe e da laringe.
Possui dezesseis pétalas de tom do azul em sua cor, É representado por um lótus transparente com dezesseis pétalas O seu bija mantra é Ham.

CHAKRA FRONTAL - (cerebral, terceiro olho) É denominado, em sânscrito Ajna, cujas raízes significam “saber” e “obedecer”. Ajna significa “comandar”. É, pois, como o nome indica, um “centro de comando”.
Localiza-se à altura da raiz do nariz, entre os dois olhos, no ponto onde os nádis Ida, Pingala e Sushumna se encontram para formar um único canal que segue em direção ao Sahasrara. Aos olhos do clarividente ele surge no meio da testa.
Está dividido em duas partes, cada uma das quais com 48 pétalas (num total de 96 pétalas), por isto as escrituras hindus só se referem a duas pétalas.
O seu bija-mantra é Om.

CHAKRA CORONÁRIO - Em sânscrito é denominado de Sahasrara. Está situado na parte superior da cabeça. A aura colocada sobre a cabeça dos santos corresponde ao Sahasrara. Ele é composto de duas partes: a parte central com 12 pétalas maiores, menos ativa, e outra, ao redor desta, com 960 pétalas menores, vibrando com incrível rapidez. É o mais luminoso dos chakras. Descrito como possuidor de indescritíveis efeitos cromáticos, parecendo conter todos os matizes do espectro, embora seja o violeta a cor predominante.
O chakra coronário não está relacionado com nenhum plexo e sim com a glândula pineal.